quarta-feira, 15 de abril de 2015

CDL DE SANTA QUITÉRIA REUNE EMPRESÁRIOS LOCAIS PARA UMA PALESTRA NO RAMO EMPRESARIAL MINISTRADA PELOS TÉCNICOS DO SEBRAE


Neste dia 14 de abril do ano em curso, a CDL reuniu vários empresários do ramo do comércio para participarem de uma palestra sobre sobre o assunto cujo tema abordado era sobre comunicação por relacionamento no mundo empresarial.


 Como abertura as 20:30 hs. O Presidente da CDL na pessoa do Sr. Bonifácio Paiva usou a palavra para cumprimentar e ao mesmo tempo agradecer os participantes pela presença e falou um pouco da importância que esta palestra teria para os empresários locais que certamente só enriqueceria os conhecimentos da classe empresarial e também o comércio de nosso município.


 Dando continuidade o Presidente da CDL Sr. Bonifácio Paiva, passou a palavra para Srª Luziran (Técnica do Sebrae de Crateús) ocasião em que a mesma se reportou falando sobre pequenos empreendedores, Luziran também comentou a respeito do empresariado brasileiro, todos dizem encontrar-se sem tempo, a mesma acha que tempo é uma questão de organização e se faz necessário que cada um administre melhor esse tempo.

 Na continuação a Srª Luziran passou a palavra para o Palestrante Galdino Freitas, que ao iniciar seu comentário colocou em pauta através do Data Show seu tema principal Comunicação Empresarial. Galdino teceu vasto comentário sobre o uso da Internet por ser um dos maiores adventos da comunicação e quem não acompanhar esta evolução tecnológica ficará muito a quem do desenvolvimento. Seu trabalho foi apresentados vários assuntos abordados como: Marketing; Tipo de Comunicação; Comunicação Tradicional; Comunicação por relacionamento. Também foram apresentados como subtítulos os seguintes ítens: Comunicação Social, Comunicação institucional, Comunicação interna, Comunicação Mercadológica, Comunicação empresarial. Já na Comunicação Tradicional e já ultrapassado foram citados exemplos como: Uma via, Foco do produto, "Compre já", Cliente passivo, Modelo em crise saturado. Quando o palestrante foi claro em suas explanações que este modelo não comunica mais.

Hoje na Comunicação por relacionamento é a mais aconselhável para o mercado econômico em nossos dias, como: Relacionamento, Duas vias, Foco na marca/a marca é solução, porque comprar, cliente ativo este é o modelo atual. O Palestrante Galdino Freitas acrescentou em seus comentários que hoje o cliente deve ser encarado olho no olho por que a Comunicação tradicional não existe mais e que não devemos prometer para o mercado o que não pode ser cumprido por este motivo deveremos focar bem a marca.

Galdino também citou como exemplo uma Pizzaria em Fortaleza que num curto espaço de tempo ganhou a liderança no mercado ficando famoso por ter se programado para fazer o produto com qualidade e com entrega sistemática rápida e precisa atendendo seu público num raio de (Seis) 06 Km. Esse rapaz ganhou a preferência do público e hoje já abriu outra filial e além do mais ganhou a fidelidade do público. Galdino mostrou também qual seria o futuro de quem não se comunica por relacionamento. A tendência é ficar no Isolamento, na invisibilidade, com falta de competitividade em relação a concorrência e também com falta de identidade/marca.

Prosseguindo foi a vez do último palestrante Sr. Urandir também técnico do Sebrae, seguindo a mesma metodologia de seu antecessor usando o Data Show para apresentar suas propostas como: Plano de Marketing; Fatores de impactos nos resultados da empresa; Como planejar para obter melhores resultados; Aspéctos Essenciais do Plano de Markting; Plano de Markting Avançado e Perfil do Grupo. Segue abaixo alguns subtítulos dos fatores acima mencionados à saber: Plano de Markting   * Informação de mercado, *Produto/serviço, * Conhecer o mercado e tendência, * Analisar a concorrência, * Oferecer produtos/Serviços de qualidades, * Preços competitivos, * Buscar novos clientes. Após a apresentação dessa frase para reflexão. "Toda atividade humana à satisfazer necessidades e desejos do consumidor, através do processo de troca" (Filipe Kotler).


Foi a vez do público participar como Francisco Gerardo do Supermercado São Mateus,  também foi ouvido o jovem Wilson falando sobre a dificuldade de fidelizar o cliente. O Palestrante Urandir encerrou seus comentários expondo o desejo de trazer para Santa Quitéria em parceria com a CDL um curso á distância o qual pretende inscrever 15 empresas com a participação entre 1 a 2 pessoas para cada empresa por que quando por ventura um não poder participar do treinamento o outro estará disponível, neste treinamento o diferencial é o Processo de desenvolvimento adequada a cada realidade.

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Para concluir suas apresentações exibiu (02) dois vídeos, o primeiro do Sebrae denominado Plano de Markting Avançado. e por fim mostrou ao público presente uma conversa em vídeo pelos empresários  de Juazeiro do Norte após a realização desse trabalho. A Srª Luziran auxiliando seu companheiro passou a fazer entrega dos folhetos e ficha de cadastros seguidos de organogramas para aqueles que realmente quisessem participar desse treinamento.


Após a apresentação dos palestrantes foi servido um farto jantar a estilo Self Service sobre a coordenação da D'gust na pessoa do Profissional de Gastronomia Sr. José Valdemir que juntamente com sua equipe de garson passaram a servir refrigerantes e água a vontade.







 Agora nossa equipe de reportagem conversou em separado com os palestrantes do Sebrae, fazendo a seguinte pergunta a Srª Luziran. Pra você do Sebrae, qual o benefício dessa palestra para a CDL e empresários de Santa Quitéria?
Acho que, a Informação, o conhecimento para que os empresários fiquem informados com o que tem de melhor nos negócios, quando o tema principal abordado esta noite foi a questão da comunicação empresarial.



Também perguntamos ao Palestrante Galdino Freitas. Qual a avaliação que você faz do público presente e qual o aproveitamento da classe empresarial?
Achei o público muito interessado, muito atento, acredito terem absorvido o conteúdo de palestra que focou na eficácia da comunicação por relacionamento no mundo empresarial com parceria firmada entre as duas instituições CDL/SEBRAE (Escritório de Crateús) que tem um potencial de muita efetividade na alavancagem nos negócios na cidade de Santa Quitéria.

Por último conversamos com o Sr. Urandir técnico do Sebrae, a quem fizemos o seguinte questionamento. Conte para nossos leitores, qual a melhoria que encontro desse porte traz para a Classe empresarial do nosso município?
Na verdade a grande contribuição nossa é abrir os olhos dos empresários para a qualificação dos mesmos para este momento de turbulência econômica que estamos enfrentando.

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